Páscoa: brindes e promoções precisam de regulamentação
Ações autorizadas facilitam contabilidade, regularizam o Marketing Promocional e garantem direitos aos consumidores
Empresários devem estar atentos às suas ações de Marketing nesta Páscoa. Existem várias organizações responsáveis por fiscalizar e defender os direitos do consumidor, entre essas o Procon, Anvisa e até a Caixa Econômica Federal. O consumidor deve agir de modo preventivo, preferindo comprar de empresas que atuam de acordo com a lei para evitar problemas que envolvam suas informações pessoais ou a saúde de familiares e amigos.
Ao participar de uma promoção, a pessoa informa alguns dados pessoais e passa a fazer parte do banco de dados daquela empresa. A responsabilidade sobre essas informações é prevista em lei, assim como a autorização dessas promoções por parte da Caixa. Dessa forma, ao regularizar o Marketing Promocional, a empresa se protege juridicamente e consegue fazer sua contabilidade mais facilmente após as ações, além de evitar riscos desnecessários na sua atividade.
Para estar regularizado nessas ações de Marketing Promocional, a empresa deve cumprir alguns requisitos básicos, como estar em dia com a Previdência Social. Existem diferentes categorias de ação que pode escolher, variando de acordo com seu orçamento, planejamento e premiação. Os valores de taxas são proporcionais aos prêmios e a autorização deve ser feita antes da divulgação da campanha.